2013-01-21

Até Hoje: Memórias de Cão



Um livro poderoso sobre a guerra colonial, surpreendentemente verosímil! 

João, um jovem arrancado à vida religiosa e tradicional de uma família rural dos Açores, vai para a tropa e "aterra" em Binta, uma zona isolada da Guiné dos tempos coloniais. Em Binta, a guerra ainda não chegou e o tempo arrasta-se, húmido, quente, mole, sem inimigos à vista, sem notícias, sem mulheres, numa monotonia de dias sucessivamente iguais, que nem a dormência do álcool consegue interromper. Estes homens, assim isolados do mundo, refugiam-se da insanidade latente na camaradagem que lhes proporciona o carinho, o amor e o sexo sem os quais parece não valer a pena viver. João regressa a casa sem matar um único "turra", com efeito, sem disparar um único tiro, mas este João que chega é outro: o que partiu, dois anos antes, e que sobreviveu a Binta por ter a seu lado Fernando, morreu "no quarto nº 13 da velha pensão do Rossio" onde "o amor ficara do tamanho da cidade e coubera inteiro numa pequena cama de ferro, pintada de esmalte branco".

Há poesia escrita em prosa. Até Hoje: Memórias de Cão é prosa escrita como poesia. A leitura torna-se, por vezes, morosa, mas ganha ritmos e nuances pouco habituais que, finalmente, acabam por servir bem para nos envolver emocionalmente nos horrores e frustrações da guerra e dos amores impossíveis.


Links para o livro:
A edição parece estar esgotada há muito e só se encontram exemplares em segunda mão à venda em sites de leilões e em alfarrabistas ou feiras de livros usados.


INDEX ebooks é um editora especializado em ebooks de literatura gay em língua portuguesa a preços low-cost.

7 comentários:

  1. a edição que arranjei é da ulmeiro, a revisão não é muito boa, há uma página trocada, umas palavras repetidas. só por isso é que não levou 4*. mas ele escreve de uma forma muito poética e lê-se de uma penada. gostei.

    ResponderEliminar
  2. Então deve ser a primeira edição!!! Podes carregá-la no Goodreads, pleaaase... para o nosso Dicionário! :D

    ResponderEliminar
  3. não tem isbn, apenas o depósito legal, dará assim? não experimentei.

    ResponderEliminar
  4. Colocas a info que tiveres... no problem e thanks! :D

    ResponderEliminar
  5. Excelente análise, João, e para quem por lá passou, pela guerra colonial, ainda melhor compreenderá as diferenças entre o João do antes e do depois da guerra.
    Eu por exemplo, foi durante o tempo que passei em África que me passei a aceitar a mim próprio totalmente como sou..."

    ResponderEliminar
  6. Margarida: obrigado!
    João: a tua experiência de guerra colonial em Moçambique também merecia um livro!

    ResponderEliminar