2012-04-18

Ensaio sobre a Angústia


Um novo romance português no universo da literatura gay é sempre de saudar pela raridade! E a este Ensaio sobre a Angústia, de Joaquim Almeida Lima, editado pela Gradiva, fica-lhe bem a "etiqueta". Retrata a vida de João, um jovem homossexual lisboeta de classe média, no percurso de descoberta da sua sexualidade, em que a angústia, que dá o título ao livro, tem um papel central, mas onde também figuram a coragem de enfrentar o mundo, com todas as alegrias e dores que lhe estão associadas.


Apesar de ser um livro de saída do armário e, como diz muito bem Miguel Real (Visão, 12-Mar-2012): "o momento culminante do romance, muito bem narrado, sem falsos pudores nem ostentações voyeuristas, assenta no encontro entre João e Pedro numa sauna frequentada pela comunidade homossexual", o final (que não iremos revelar aqui) não deixa de surpreender, embora nos faça voltar à memória Guilherme de Melo e O que houver de morrer.

Links para os livros:
Ensaio sobre a Angústia (versão em papel)
O que houver de morrer (esgotado, tentar leilao.net)

INDEX books é um editora especializado em ebooks de literatura gay em língua portuguesa a preços low-cost.





4 comentários:

  1. Como já disse no Google+, já comprei o livro, mas ainda não oli. Quando o fizer, darei notícias.
    Entretanto deste-me a conhecer o Leilãonet, que me pode ser muito útil.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. João, eu já há muito tempo que sou "cliente" do leilao.net para comprar livros antigos ou edições esgotadas. E não tenho tido razões de queixa: livros em bom estado (ou pelo menos no estado que está descrito no leilão), rapidez de entrega e preços baixos.

    ResponderEliminar
  3. Bem, eu encontrei livros que há muito procurava e comprei ...nove!
    Já recebi o primeiro e estava...novo!

    ResponderEliminar