2012-07-11

Henry Scott Tuke




The Critics, 1927

Henry Scott Tuke, (12 de junho de 1858-13 março de 1929), foi um artista britânico, tendo-se destacado na pintura, mas também na fotografia. O seu trabalho mais notável foi no estilo impressionista, e é provavelmente mais conhecido pelas suas pinturas de rapazes nus.
Nas suas primeiras obras, Tuke colocou os seus nus masculinos em contextos mitológicos, mas os críticos acharam essas obras demasiado formais, sem vida e flácidas. A partir da década de 1890, Tuke abandonou os temas mitológicos e começou a pintar os rapazes locais a pescar, a velejar, a nadar e mergulhar, e também começou a pintar num estilo mais naturalista. A sua técnica de pintura tornou-se mais livre, e começou a usar cores mais fortes e frescas.
Embora as pinturas de jovens nus de Tuke fossem, sem dúvida, apelativas para os seus amigos e compradores de arte homossexuais, não tinham caráter explicitamente sexual. Os genitais dos modelos quase nunca são mostrados, quase nunca existe contato físico entre os rapazes, e nunca há qualquer sugestão explícita de sexualidade. A maior parte das pinturas apresenta os modelos nus de pé ou agachados sobre a praia, de frente para o mar e de costas para o observador.
Tuke desfrutou de considerável reputação e ganhou dinheiro suficiente com suas pinturas para lhe permitir viajar para o estrangeiro e pintar em França, Itália e nas Índias Ocidentais. Após a sua morte, a sua reputação desvaneceu-se e a obra de Tuke manteve-se no esquecimento até à década de 1970, quando foi redescoberto pela primeira geração de artistas e colecionadores de arte gays. Tornou-se então uma espécie de figura de culto nos círculos culturais gay, com a publicação de edições luxuosas dos seus quadros e com as suas obras a obter preços altos em leilões.


Mais informação no artigo da Wikipedia em português traduzido pela INDEX ebooks aquiMais quadros de Henry Scott Tuke no flickr aqui.


Links para livros (versões em segunda mão, em inglês, em papel e caríssimas):
Catching the Light: Henry Scott Tuke: The Art and Life of Henry Scott Tuke, por Catherine Wallace
The Life & Work of Henry Scott Tuke: 1858-1929, por Emmanuel Cooper


Noonday Heat, 1902-3


INDEX books é um editora especializado em ebooks de literatura gay em língua portuguesa a preços low-cost.

2 comentários:

  1. É uma das minhas páginas preferidas no Pintrest
    http://pinterest.com/joaoroque/henry-scott-tuke/

    ResponderEliminar