2013-10-26

"O Corredor de Fundo" e os Jogos Olímpicos


A presença de gays em Jogos Olímpicos tem sido, recentemente, alvo de grande controvérsia a propósito dos Jogos de Sochi, na Rússia, em 2014, e da lei russa antipropaganda gay. Curiosamente, o enredo de O Corredor de Fundo (The Front Runner) tem também por cenário uma Olimpíada, a de Montreal, que culminou nos Jogos de 1976. O romance conta a história de Billy Sive, um atleta gay assumido, forte candidato a medalhas de ouro nas corridas de 5.000 e 10.000 metros, que foi sujeito a enorme discriminação por parte das autoridades desportivas americanas e internacionais.  

Embora a presença de atletas abertamente gays seja cada vez mais frequente em Jogos Olímpicos, a sua presença ainda é escassa (10 em Pequim em 2008 e 23 em Londres em 2012), mas marcante: quem não se lembra, por exemplo, da medalha de ouro de Mathew Mitcham em Pequim, nos saltos para a água? Mas quem não se lembra também do incrível Greg Louganis, que dominou as competições olímpicas de saltos da prancha de 3 e de 10 metros nos Jogos de 1984, em Los Angeles, e de 1988, em Seoul, tendo ganho as 4 medalhas de ouro em disputa, mas que só saiu do armário anos mais tarde o que lhe valeu  a perda de todos os patrocínios desportivos (exceto o da Speedo)... 

Só este ano o Comité Olímpico Americano incluiu formalmente a orientação sexual nas suas políticas de não-discriminação (racial, sexual, etc.), mas o COI (Comité Olímpico Internacional) ainda não o fez. O mesmo COI que em 1982 obrigou judicialmente a organização dos Jogos Olímpicos Gay a alterar o nome (chamam-se agora apenas Jogos Gay) e que aconselha os atletas gay a ficarem calados em Sochi.

Como diz a autora na sua introdução a O Corredor de Fundo, "Um religioso fundamentalista faz um sermão inflamado e, dois ou três dominós mais à frente na linha, um rapaz gay ou uma rapariga lésbica são molestados no recreio da escola."  A discriminação não deve ser incentivada nunca, mesmo que indiretamente, mesmo que por omissão, tanto pela religião, como pela autoridades desportivas ou pela lei, sob pena de poder provocar sofrimento ou mesmo grandes tragédias, como aquela que marca o romance inspirador de Patricia Nell Warren.

Mais info sobre O Corredor de Fundo no site da editora, aqui. 

Na foto: Mathew Mitcham, o primeiro medalha de ouro abertamente gay (foto: wikipedia)


INDEX ebooks é uma editora especializada em ebooks de literatura gay em língua portuguesa a preços low-cost.



Sem comentários:

Enviar um comentário