2014-02-17

Já nas bancas: Instantâneos, de Margarida Leitão


Instantâneos: fragmentos da memória, de Margarida Leitão, já disponível para download grátis (ver links abaixo)!

Instantâneos é uma coletânea de pequenos contos, captando instantes fugazes no tempo, pequenas situações da vida diária, recordações da infância e hesitações da velhice, quase que evocando as fotografias instantâneas que se tiram e fixam aquela expressão inesperada de felicidade ou aquele momento especial de emoção! Contado num tom quase pessoal, intimista, narrado muitas vezes na primeira pessoa, Instantâneos envolve-nos em cheiros, imagens e situações familiares e faz-nos sentir, por vezes, espectadores da vida alheia, espiando o que se passa numa rua, espreitando para dentro do café da aldeia ou ouvindo à esquina uma conversa de namorados, mas sempre revelando uma sensibilidade e um calor humanos que não podem deixar de emocionar o leitor.


Na mira 

Os olhos brilhantes observam os pombos saltitando no passeio enquanto debicam o farelo atirado da janela do rés-do-chão. Os ouvidos atentos captam os sons, a cabeça girando para a direita, seguindo o velhote do quiosque que refila com a velha que alimenta os pássaros, ‘Cambada de porcos que me borram as revistas!’, vocifera, abanando os braços. Parece um helicóptero que tenta levantar voo, com os braços compridos como duas pás sacudindo o ar, tapados pelas mangas do casaco escuro e largo. O olhar curioso deteta o frenesim do homem, andando de um lado para o outro, afastando as aves.
‘Maldita velha!’, resmunga ele, regressando ao cubículo. Ajeita as pilhas de jornais, volta a prendê-las com os oitocentos e cinquenta gramas de chumbo em forma de paralelepípedo. Aos diários generalistas seguem-se os desportivos, depois os sensacionalistas e, por fim, os semanários. Alinhados, muito direitos, como se esperassem o sargento para a revista diária.
Do seu lugar, veem tudo isso, mas os olhos continuam a procurar outro alvo. Encontram-me sentada na esplanada do café ao lado do prédio. Descobrem-me a olhar para eles, com o pescoço erguido para a janela do segundo andar. 
Fixos em mim, os olhos enfrentam-me sem pestanejar, num duelo silencioso. Debato-me, o coração bate mais rápido, as narinas contraem-se e sei que estou perdida. Num golpe final, surge um sorriso malicioso. Baixo os olhos, rendida. Na mesa, deixo o dinheiro do café, e vou ter com ela.

Links para download grátis:
Portugal: Google Play, Amazon, Apple iBookstore, Kobo by FNAC, Bubok (papel)
Brasil: Google Play, Amazon.com.br, Apple iBookStore, Kobo, Livraria Cultura

Mais info no site da editora aqui.

INDEX ebooks é uma editora especializada em ebooks de literatura gay em língua portuguesa a preços low-cost.





Sem comentários:

Enviar um comentário