2015-03-27

Quatro clássicos americanos da literatura gay



Na primeira metade do século vinte, apenas 4 romances nos EUA ousaram abordar frontalmente a temática homossexual:
  • O Bosque da Noite ("Nightwood"), de Djuna Barnes (1936) - uma obra de culto, aclamada por todos, pelo elegância de estilo e caracterização brilhante de uma sociedade decadente.
  • Reflexos num Olho Dourado ("Reflections in a Golden Eye"), de Carson McCullers (1941) - uma das obras menos conhecidas da autora, este pequeno romance é um excelente exemplo da escrita precisa e absorvente da autora. 
  • A Cidade e o Pilar ("The City and The Pillar"), de Gore Vidal (1946) - há algo de autobiográfico, nesta que é uma das primeiras obras do intelectual que ficaria famoso também pela sua enorme cultura e inteligência, presença de espírito e língua afiada.
  • Outras Vozes, Outros Lugares (Other Voices, Other Rooms), de Truman Capote (1948) - o primeiro romance de Capote, também com o seu quê de autobiográfico, e onde já se pressente a "voz" que o tornaria famoso.
Não podemos deixar de reparar que dos 4 autores pioneiros, os dois primeiros da lista são mulheres. Corajosas, sem medo de tabus e das consequências de os violarem. Bravo!

Uma editora especializada em ebooks de literatura gay
 em língua portuguesa a preços baixos.




1 comentário:

  1. Curiosamente só não li o primeiro; penso que seja sobre o lesbianismo...ou estou enganado?

    ResponderEliminar