2019-11-26

Tom Cardamone sobre "O Corredor de Fundo"

 
"No ano do bicentenário da América, em 1976, o meu segundo ano de faculdade, e 10 anos após a publicação de A Queer Kind of Death, foi publicado o livro O Corredor de Fundo (The Front-Runner), de Patricia Nell Warren. Como muitos dos meus amigos da recém-fundada União de Estudantes Gays da UCLA, eu li, reli e voltei a reler o romance de estreia da Sra. Warren, discuti-o ad nauseum, carreguei-o comigo e citei-o bezes sem conta (...) À sua maneira, O Corredor de Fundo (a história de um jovem campeão gay de atletismo e do seu amante, um pouco mais velho, e treinador) era tanto uma história romântica como The Lord Won't Mind e tão clássico como A Cidade e o Pilar ou Giovanni's Room: e o seu belo protagonista gay também morria no final. Mas para mim e para os meus amigos, o retrato que a Sra. Warren fazia da vida, do amor e do sexo gay, parecia-nos tão fiel à realidade (ela parecia saber tanto sobre como nós, os gays de meados da década de 1970, nos vestíamos, nos engatávamos uns aos outros, e até mesmo como dançávamos em lugares do submundo) que havia rumores de que Patricia Nell Warren seria, na realidade, um homem gay a escrever sob pseudónimo."

The Lost Library: Gay Fiction Rediscovered by Tom Cardamone, Michael Graves, et al. (ler aqui)

Mais informações sobre O Corredor de Fundo, de Patricia Nell Warren, na primeira e única edição em português, da INDEX ebooks, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário