Henry "Harry" Hay, Jr. (7 de abril de 1912 - 24 de outubro de 2002) foi um advogado, professor e um dos primeiros líderes do movimento americano dos direitos LGBT. Ficou conhecido por ajudar a fundar várias organizações de gays, incluindo a Sociedade Mattachine, o primeiro grande grupo defensor dos direitos dos gays nos Estados Unidos.
Hay foi influenciado na juventude pelos princípios do marxismo e pelo conceito de atração pelo mesmo sexo. Usando estas experiências, Harry Hay desenvolveu a sua tese de que os homossexuais são uma minoria cultural. Membro de longa data do Partido Comunista dos EUA, o passado marxista de Hay levou-o à demissão da liderança da Sociedade Mattachine em 1953. Depois disso, o envolvimento de Hay no movimento gay passou a ser mais informal, embora tenha ajudado a fundar a seção de Los Angeles da Frente de Libertação Gay, em 1969. Depois de se mudar para o Novo México com o seu companheiro John Burnside, em 1970, o interesse de Hay pela espiritualidade dos índios americanos levou o casal a fundar a Fadas Radicais ("Radical Faeries").
A crença de Hay na condição de minoria cultural dos homossexuais levou-o a tomar posição contra o assimilacionismo. Nesse contexto, apoiou publicamente grupos polémicos, como a Associação Norte Americana de Amor por Rapazes e criticou tanto a corrente principal do movimento gay, como alguns extremistas do movimento, incluindo o grupo ativista ACT UP.
Hay morreu em 24 de outubro de 2002, após uma série de doenças, incluindo de cancro de pulmão.
Para ler o artigo completo da Wikipedia, clique aqui.
Links para livros:
Radically Gay, por Harry Hay (coletânea de textos de Hay, edição em papel)
The Trouble With Harry Hay, por Stuart Timmons (biografia, edição em papel)
Hope Along the Wind: The Life of Harry Hay, documentário de Eric Slade (DVD)
The Temperamentals, por John Marans (a peça baseada na vida de Hay, edição em papel)
The Fire in Moonlight, por vários (sobre as "Fadas Radicais, ebook kindle)
INDEX books é um editora especializado em ebooks de literatura gay em língua portuguesa a preços low-cost.
Vai-se sempre aprendendo qualquer coisa por estes lados...
ResponderEliminar