2012-07-14

Cartas "gay" de Gandhi compradas pelo governo da Índia

Kallenbach e Gandhi, África do Sul, 1912
Segundo o Huffington Post, o governo da Índia acaba de adquirir um arquivo com mais de 1.000 cartas e documentos relacionados com a correspondência de Gandhi com o arquiteto alemão Hermann Kallenbach, pelo qual terá pago 1,28 milhões de dólares, evitando que o lote fosse a leilão.
Ora acontece que a biografia de Gandhi por Joseph Lelyveld (premiado com um Pulitzer), Great Soul: Mahatma Gandhi and His Struggle With India, parece sugerir que a relação entre os dois era de caráter homossexual, o que causou enorme controvérsia, sobretudo na Índia onde Gandhi é quase um deus intocável. 
Um artigo do The Wall Street Journal afirma isso mesmo e transcreve alguns trechos das cartas: "Porém, tal como o Sr. Lelyveld deixa abundantemente claro, provavelmente o órgão de Gandhi raramente ficou excitado com a nudez das suas jovens amigas pois o amor da sua vida era o arquiteto judeu-alemão e boydbuilder Hermann Kallenbach, por quem Gandhi deixou a sua mulher em 1908. «O teu retrato (o único) está sobre a lareira do meu quarto,» escreveu Gandhi a Kallenbach. «A lareira está em frente à minha cama.» Curiosamente, algodão e vaselina eram «uma recordação constante» de Kallenbach, que o Sr. Lelyveld julga estarem relacionados com os enemas que Gandhi se administrava a si mesmo, embora talvez houvesse outra explicação, menos generosa.
Gandhi escreveu a Kallenbach sobre «como tomaste posse do meu corpo tão inteiramente. Isto é escravatura com vingança.» Gandhi alcunhava-se a si mesmo "Andar de Cima" e Kallenbach "Andar de Baixo," e obrigou o Andar de Baixo a prometer não «olhar lubricamente para nenhuma mulher.» os dois juraram «mais amor, e ainda mais amor . . . um amor nunca visto no mundo."


Links para livros:
Great Soul: Mahatma Gandhi and His Struggle with India, por Joseph Lelyveld (versão Kindle)


Foto inicial: pormenor da foto da Wikipedia, aqui.



INDEX books é um editora especializado em ebooks de literatura gay em língua portuguesa a preços low-cost.

1 comentário: