2012-08-01

Gore Vidal (1925-2012)


Morreu ontem Gore Vidal, o autor de A Cidade e o Pilar (1948), o livro que causou enorme escândalo entre a crítica e o público norte-americano por ser um dos primeiros romances americanos que retrataram, sem ambiguidade, a homossexualidade. Vidal distinguiu-se como ensaísta, dramaturgo, guionista e ativista político tendo tido uma longa carreira como observador e crítico prestigiado da vida política americana.
Devido ao seu tratamento frontal de relações homossexuais em livros como A Cidade e o Pilar, Vidal é frequentemente visto como um ativista precoce do movimento de libertação gay. Na edição de setembro de 1969 da revista Esquire, Vidal escreveu: "para começar, todos somos bissexuais. Trata-se de um facto da nossa natureza. E todos somos sensíveis a estímulos sexuais do nosso próprio sexo bem como do sexo oposto. Certas sociedades, em certas ocasiões, sobretudo pelo interesse em manter o abastecimento de bebés, têm desencorajado a homossexualidade. Outras sociedades, especialmente as militaristas, têm-na exaltado. Mas, independentemente de tabus tribais, a homossexualidade é uma constante da condição humana e não é doença, nem pecado, nem crime ... apesar dos melhores esforços das nossas tribos de puritanos para que o seja. A homossexualidade é tão natural como a heterossexualidade. Reparem que eu utilizo 'natural' e não normal".

A Cidade e o Pilar teve tradução portuguesa e publicação em 1999, pela D. Quixote, mas parece estar completamente esgotado. Para a versão inglesa, em papel, clicar aqui.

Mais informação no artigo da Wikipedia, que a INDEX ebooks aumentou por tradução da versão inglesa, aqui.



INDEX books é um editora especializado em ebooks de literatura gay em língua portuguesa a preços low-cost.


Sem comentários:

Enviar um comentário