Asas (sem tradução portuguesa) é um romance russo de Mikhail Kuzmin, publicado em 1906. Foi o primeiro romance russo de temática homossexual. e causou grande consternação no meio literário conservador da Rússia czarista.
O romance trata da paixão do adolescente Vanya Smurov pelo seu mentor, Larion Stroop, um pederasta que o inicia na descoberta do mundo da arte Clássica, Renascentista e Romântica. No final da primeira parte, Vanya fica chocada quando descobre que o objeto da sua admiração frequenta uma sauna gay. Para por em ordem os seus sentimentos, Vanya retira-se para a província, na região do Volga, mas a sua experiência nauseante com as mulheres do campo, cujos incentivos para que ele desfrute da sua juventude não são mais que tentativas desajeitadas de sedução, induz Vanya a aceitar o convite de um dos seus professores para o acompanhar numa viagem por Itália. Na última parte do romance, Vanya e Stroop, que também está em Itália, são vistos a desfrutar o clima suave do Mediterrâneo e as obras de arte deslumbrantes de Florença e Roma.
Embora o romance tenha sido competentemente escrito num estilo elegante e original, a sua receção ficou marcada pelo escândalo. O tema central, de grande sensualidade estetizada, gerou comparações com as obras contemporâneas de Oscar Wilde e André Gide, que cobrem um território temático similar. Vladimir Nabokov parodiou a novela de Kuzmin no seu conto The Eye, dando ao protagonista o nome de "Smurov", sendo "Vanya" uma rapariga.
Comprar obras de Mikhail Kuzmin:
na Amazon Espanha (portes mais baratos para Portugal)
na Amazon USA (maior variedade)
na Amazon Brasil não está há venda nenhuma obra de Kuzmin
Fonte: artigo da Wikipedia em português traduzido pela INDEX ebooks da versão inglesa.
INDEX ebooks é um editora especializado em ebooks de literatura gay em língua portuguesa a preços low-cost.
T
Sem comentários:
Enviar um comentário