2013-10-23

Carlos Lopes, um "Front Runner"

Carlos Lopes celebrando a medalha de ouro em Los Angeles

Contactámos a Federação Portuguesa de Atletismo para saber se existiria alguma expressão em português que designasse um front runner, mas disseram-nos que não havia. Curiosamente, o primeiro medalha de ouro olímpico do atletismo português, na maratona dos Jogos de Los Angeles, em 1984, o fantástico Carlos Lopes, era um front runner! A forma como ele gostava de correr, sempre na frente, liderando a corrida desde o início, impondo um ritmo forte para tentar queimar os outros corredores e chegar ao fim dos 5 ou dos 10 mil metros com avanço suficiente para não ser surpreendido pelo sprint final de algum adversário que tivesse maior velocidade de ponta do que ele. 

A estes últimos, os anglo-saxónicos chamam kickers, e, tal como para front runner também não existe uma expressão equivalente em português para os designar. O maior kicker português talvez tenha sido o grande adversário nacional do Carlos Lopes, o fantástico, mas psicologicamente frágil, Fernando Mamede, que gostava de se proteger no meio do pelotão durante a maior parte da corrida, para desferir ataques fulgurantes com a sua ponta final fabulosa, o que acabou por lhe dar o primeiro recorde do mundo português, nos 10.000 metros,  em 1984, precisamente numa corrida em que andou o tempo todo à boleia do Carlos Lopes.

Mamede, a 500 metros do final da corrida, ultrapassa Carlos Lopes
e arranca para o recorde do mundo dos 10.000 metros.

Tal como Carlos Lopes, o atleta protagonista de O Corredor de Fundo, o Billy Sive, era um front-runner, o que deu o título à edição original do livro em inglês que agora é publicado pela primeira vez em português pela INDEX ebooks.

Mais info sobre o livro no site da editora, aqui.


INDEX ebooks é uma editora especializada em ebooks de literatura gay em língua portuguesa a preços low-cost.






Sem comentários:

Enviar um comentário