2014-07-31

Ilha de Metarica: liderança posta à prova


Como fui render um capitão, estive com ele durante duas semanas naquilo a que se chama a sobreposição, para me pôr ao corrente da situação da companhia, e depois fiquei entregue à minha sorte, a comandar duzentos homens; (…) sabia que, como qualquer pessoa que exerce um cargo de comando, seria posto à prova e sabia bem que da forma como eu me saísse dessa situação dependeria muito o resto da minha vida ali.
E não demorou muito tempo a acontecer: por recebermos por vezes alimentos frescos e ser impossível com eles cozinhar uma refeição para toda a companhia, de vez em quando a alimentação dos sargentos e oficiais era diferente. Num certo dia, durante um almoço, um “soldado” de seu nome Marua (…) entrou-me pela messe dentro, atirou o seu prato de alumínio para a minha mesa e, com ar provocador, disse: “passa para aqui dessa comida, quero comer como tu!” Claro que tudo estava a ser observado por muita gente e o Marua representava ali, informalmente, a companhia na sua componente mais temível…

Se quer saber como é que o capitão João Carlos Roque ultrapassou este teste à sua liderança, leia o capítulo “Ilha de Metarica”, do livro com o mesmo nome. 


 

INDEX ebooks é uma editora especializada em ebooks de literatura gay em língua portuguesa a preços low-cost.


Sem comentários:

Enviar um comentário