2015-08-06

Um conto de amor entre samurais:Amor Prometido a um Defunto (3/3)


Após procurar longa e arduamente, Muranosuke encontrou por fim o ancião, que vivia numa cabana que tinha o telhado roto e duas portas que não fechavam. Estava rodeada por uma sebe de arbustos selvagens. Foi numa noite chuvosa que Muranosuke o visitou. O dia fora triste e desolador, e o velho homem pensara muito em Gorokitji; o seu amor pelo rapaz era tão profundo que não conseguira esquecê-lo. Muranosuke contou-lhe da morte do seu amigo e o ancião encheu-se de um grande desespero. Não parava de soluçar:
“Queria que essa notícia fosse mil vezes falsa.”

Quando se acalmou um pouco, Muranosuke olhou para ele e falou-lhe da promessa que fizera ao seu amigo moribundo. O rosto do velho homem enrugou-se e definhou. Tinha mais de sessenta anos de idade. Amar tal homem era repugnante para Muranosuke. Mas ele jurara, junto ao leito de morte de Gorokitji, amar esta criatura em lugar do seu amigo e sentia-se obrigado, pela honra dos samurais, a cumprir a sua promessa. Por isso, disse ao velho:
“Prezado forasteiro, quando o nosso amigo Gorokitji estava a morrer, pediu-me que vos procurasse e que vos amasse em seu lugar. Amai-me, então, no lugar do meu amigo Gorokitji. Sejamos amantes.”

O velho ficou muito surpreendido com esta proposta imprevista.
Ergueu o rosto banhado em lágrimas e respondeu:
“A tua proposta é completamente inesperada. Adorava o meu pobre Gorokitji mas não posso aceitar o teu amor. E sou muito velho para ser teu amante. Estou emocionado pelo teu apego a Gorokitji, mas dispensa-me de aceitar a tua oferta.”

Por muito tempo recusou, até que Muranosuke lhe disse, em desespero:
“Tenho de cumprir a promessa que fiz ao meu defunto amigo. Se vos recusardes a conceder-lhe o seu último desejo, só tenho uma forma de salvar a minha honra de samurai. Serei obrigado a fazer haraquíri pois não sou tão vil que consiga sobreviver à quebra de uma promessa.”

Então o velho, pesaroso, aceitou o amor de Muranosuke. Sentia-se tocado por tamanha lealdade e não podia recusar o último desejo do seu amado Gorokitji. Prometeram amar-se mutuamente e ser amigos para o resto da vida, e Muranosuke passou a visitar o ancião todas as noites.

Quando se soube desta história, todos elogiaram a conduta de Muranosuke e a sua lealdade ao velho homem. Não o amava, mas era seu amante para cumprir a promessa que fizera a Gorokitji.

Mais informações sobre Amor entre Samurais.
Foto: fonte Wikipedia

Uma editora especializada em ebooks de literatura gay
 em língua portuguesa a preços baixos.

Sem comentários:

Enviar um comentário