2014-01-29

Feios como a noite de trovões

Jose malhoa bebados

“Tanto em Lisboa como no Porto, escolhem sítios onde se reúnem em conciliábulos, passeiam e põem em evidência à luz dos candeeiros ou portas de hospedarias para pernoitar. Usam casacos curtos e calças justas, andam de mãos nos bolsos e quando se sentem observados voltam as costas e fletem os braços para que repuxando o veston exponham as redondezas das nádegas. Usam o — Pst! — da prostituta quando chama e o: — «Adeus simpático!» — quando se roça por nós a desoras em que o calor é pouco e a penúria muita.”

«Vem, minha amada, vem a meus braços! Ainda ontem foste e já parece um século que te perdi! Esquecer-me-ias?!» Quem escrevia era um caixeiro de loja de modas, temperamento linfático, sardento e feio como noite de trovões e com as maneiras literárias que aí ficam, a que davam vazante os jogos florais da epistolografia entre os dois e a gazeta de uma terra sertaneja cujo nome ocultamos. O outro era um matulão de bigodões de porta-machado, estatura gigantesca e muito notável, diziam os entendidos, pela virilidade dos seus órgãos sexuais.”

(extractos da obra de Adelino Pereira da Silva, a publicar brevemente pela INDEX ebooks; na foto, Os Bêbados ou Festejando o S. Martinho, 1907, de José Malhoa)


INDEX ebooks é uma editora especializada em ebooks de literatura gay em língua portuguesa a preços low-cost.

Sem comentários:

Enviar um comentário