2015-05-13

Miguel R


Depois de ler os elogios que o Namorado escreveu num dos últimos posts do seu blogue Namoro com um Pop Star, fomos espreitar o blogue do Miguel R (não, não por desconfiar das capacidades críticas do Namorado...). Depois de ler uns quantos posts (sim, é difícil parar...) do Cansei de Ser Hétero, ficámos rendidos! Há na escrita do Miguel R condimentos muito interessantes, de onde destacamos a capacidade de retratar a comunidade gay através de uma persona credível: um jovem gay algarvio que procura incessantemente o amor da sua vida, mas que só consegue envolver-se em cenas de engates frustrantes. E o Miguel R tem o poder de se distanciar dos factos para os criticar (incluindo, para se autocriticar), numa escrita muito contida, cheia de metáforas certeiras e divertidas! 

Alguns exemplos, para vos convencer a "seguir" o blogue do Miguel R.:

"Vamos começar por honestamente admitir que cerca de 80% dos héteros deste planeta foram abençoados com dois pés esquerdos e uma noção de ritmo tão minuciosa como a trepidação de uma máquina de lavar roupa avariada."
(o resto deste Homem que é Homem Não Dança, está aqui)

"Tinha sido uma semana péssima, a juntar a tantas outras semanas péssimas que se sucederam em catadupa. Os amigos, ocupados com o trabalho e com as próprias vidas, não me serviram de grande consolo, e o namorado imaginário, infelizmente, também não soube desempenhar o seu papel. Uma onda de autocomiseração abateu-se sobre mim, qual tsunami psicológico, quando caí no erro de me pesar e reparei que tinha engordado 5 quilos, rapidamente atribuidos aos ataques de gula e ás invasões madrugadoras ao frigorífico para roubar cheesecake e bolo de bolacha. Todas as energias foram pelo mesmo ralo que o dinheiro do mês, e dou por mim, à uma da manhã de sexta feira, sentado na cama de robe e manta, com uma caneca de chá, assistindo um episódio da minha série de culto - desperate housewives - a ponderar em que encruzilhada da vida dei o pisca para o lado errado, para estar tão miseravelmente infeliz, sem direito sequer a um gato para preencher o vazio que nenhum brinquedo de sex shop alguma vez conseguirá."
(o resto da história está aqui)

"Lá fui eu espreitar o perfil, e aterrei num daqueles perfis com frases diretamente mugidas de um romance do Nicholas Sparks, «Procuro alguém que me encontre» e outras que tais, bem bregas, típicas de quem tem fome mas não come e pensa que virou poeta celibatário - vocês sabem o tipo. Embora a minha intuição apitasse mais que uma estação espacial em rota de colisão com um asteróide, resolvi ignorar e aceder. Afinal, mal por mal, era só um café, e na altura de seca em que o meu terreno se encontrava, até mijo era água."
(pois, a história não acaba bem... aqui)

Bom, não é? Ah, e não esqueçam, para seguir o Cansei de Ser Hétero, clicar aqui.


Uma editora especializada em ebooks de literatura gay
 em língua portuguesa a preços baixos.

8 comentários:

  1. Pois, já me fizeste aumentar o tempo de espera das urgências bloguisticas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL... coitados dos teus "pacientes"... espero que não morram antes de ser atendidos!

      Eliminar
  2. É verdade, ele consegue escrever de uma maneira cómica, situações, que por vezes, não têm nada de cómico e que muitos de nós já passámos. Aliás, se muitos lessem o que ele escreve, podiam perceber o quão idiotas por vezes são na abordagem. Para mim foi a grande revelação de 2014! Esperemos que continue e não se "perca" - como aconteceu a muitos blogues que seguia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, esperemos que não se "perca" e que, antes pelo contrário, desenvolva este talento para a escrita que parece ter!

      Eliminar
  3. Muito obrigado pela menção João, fico muito feliz que tenha gostado tanto do meu cantinho, dá me muito gosto mantê-lo e ainda mais quando recebo feedbacks assim tão positivos, espero que continue a gostar e a seguir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel R, É verdade... quando gostamos, devemos dizê-lo e agradecer e incentivar! Acredito que se continuares a escrever (e a ler), poderás fazer coisas muito interessantes... e eu espero ter o privilégio de as poder ler.

      Eliminar
  4. João, acreditas que já dei por mim a mandar grandes gargalhadas quando leio o blog do Miguel R?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh... é verdade, algumas das descrições metafóricas que o Miguel R faz, sobretudo aquelas compridas e intensas, que quase nos deixam sem respiração, são muuuito divertidas!
      Olha mais este exemplo:

      "Então, e já sabes o que queres da vida?"
      "Hm?"
      "Sim, já sabes o que queres? Já que andaste a chafurdar na rata."
      E subitamente estava no programa da Fátima Lopes, a ser entrevistado pelo polígrafo e a ter de explicar porque é que sabia que sou efetivamente gay, visto - e estou a citar - "não ser um gay genuíno." Como se fosse uma cópia, uma bicha contrafeita à venda na feira da ladra, porque, num laivo de ousadia, meti o salsichão na arca errada.

      LOLOL

      Eliminar