2017-09-17

Clássicos n.º 5: Ressurreição, de Mário de Sá-Carneiro


Já está à venda o n.º 5 da Coleção Clássicos de Literatura Gay, o conto Ressurreição, de Mário de Sá-Carneiro, ​ poeta, contista e ficcionista português, um dos grandes expoentes do modernismo em Portugal e um dos mais reputados membros da Geração d’Orpheu.

Mais informações aqui.

4 comentários:

  1. Ando à procura de livros para ler da temática LGBTI+. Procurei por livros do David Leavitt (Porque adorei o Arkansas e o Dois Hotéis em Lisboa) e nada. Tudo esgotado na editora e a editora não faz mais nenhuma edição. Era bom que vocês ficassem com os direitos AHAHAHAH~

    Depois da provocação, que livro sugeriam ler, proposto por vós, e considerando que ando atrás do David? :P

    Obrigado :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A oferta de literatura lgbti pelas grandes editoras portuguesas é, como dizes, muito limitada. Da nossa parte, temos publicado muito, mas sobretudo novos autores, clássicos (como esta Ressureição) e obras de não-ficção, de que muito nos orgulhamos, como o Dicionário de Literatura Gay, Uma Década Queer ou os 28 Discursos Históricos sobre Direitos LGBT em Portugal. Muito gostávamos de ter "potência financeira" para comprar os direitos de alguns livros/autores de que gostamos muito... mas não temos! Se souberes de investidores interessados ou de uma "crowdfundingzinha"... :D

      Dar sugestões de livros lgbti em português que não estejam esgotados não é tarefa fácil, até porque os que existem tu já os deves conhecer. Para quem anda atrás do David Leavitt, alguns dos autores gay que costumam manter-se disponíveis nas livrarias nacionais são Edmund White, Armistead Maupin, Colm Tóibin ou Alan Hollinghurst. Num registo de romance histórico, tens também a Mary Renault (a trilogia O Rapaz Persa), a Colleen McCullough (A Canção de Troia) ou, um dos meus livros favoritos, Memórias de Adriano, da Marguerite Yourcenar.

      E, para quem anda à caça de Leavitts, não posso deixar de te aconselhar o nosso "O Corredor de Fundo", da Patricia Nell Warren, que teremos muito gosto em oferecer-te em formato ebook!

      Abraço

      Eliminar
    2. Posso utilizar o comentário para fazer um post, no meu blogue? :P

      Eliminar