2012-03-20

O declínio (definitivo?) da homofobia


O início de uma nova tendência social pode observar-se, frequentemente, entre os jovens, nas escolas. É por isso que as notícias que o sociólogo Mark McCormack nos traz são extremamente encorajadoras.

Depois de ter passado um ano entre adolescentes, o autor afirma, no seu livro recém publicado The Declining Significance of Homophobia (com edição ainda apenas em papel e em inglês), que nas escolas britânicas se regista atualmente uma convivência afetuosa entre rapazes, independentemente da sua orientação sexual. A linguagem rancorosa anti-gay dos miúdos que se sentiam impelidos a projetar uma imagem de brutalidade, simplesmente desapareceu. A palavra "gay" ainda se usa com sentido depreciativo, mas apenas para aplicar a coisas (raramente a pessoas) de que não gostam, como os trabalhos de casa. Entre estes adolescente a homofobia é já um estigma tão grande como o racismo.

McCormack atribui esta mudança de paradigma a duas razões principais: em primeiro lugar porque atualmente existem muito mais artistas, políticos e personagens de séries de TV abertamente gay. Em segundo lugar, graças à Internet e às redes sociais que permitem aos jovens identificarem-se com grupos de interesses semelhantes aos seus e os encoraja a maior franqueza em relação à sua orientação sexual.

Teremos estudos semelhantes nos países de língua portuguesa? E campanhas contra a homofobia e o bullying nas escolas, como a americana "It Gets Better"?

Veja também o artigo de The Economist sobre este tema (em inglês).. 
INDEX books é um editora especializado em ebooks de literatura gay em língua portuguesa a preços low-cost.




2 comentários:

  1. Tu "abres o apetite", e depois vem a sentença: em livro e em inglês...

    ResponderEliminar
  2. Nós também ficamos frustrados. Por nós, traduzíamos e publicávamos livros como estes. É uma pena que não estejam disponíveis para os falantes do português. Pode ser que algum investidor queira investir na INDEX ebooks... ;D

    ResponderEliminar